Assinala-se esta quarta-feira, 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão, uma data que tem como objetivo divulgar a importância da prevenção, da deteção e do tratamento da hipertensão.
A Sociedade Europeia de Hipertensão revela que existem mil milhões de pessoas, em todo o mundo, com hipertensão arterial. Em Portugal, a hipertensão arterial está diagnosticada em 33 de cada 100 mulheres portuguesas e em 40 de cada 100 homens portugueses.
Os estudos demonstram que o nível de sedentarismo agrava este fator de risco cardiovascular, e que a prática regular de atividade física integrada numa mudança de estilo de vida saudável, pode inclusivamente adiar a necessidade de terapêutica farmacológica.
O Fisioterapeuta é um profissional de saúde qualificado com o qual pode contar para a monitorização da pressão arterial, aconselhamento de prática autónoma de atividade física e prescrição de treino de exercício individualizado, com o objetivo de ganho de qualidade de vida e melhoria do seu estado de saúde.
A Ordem dos Fisioterapeutas salienta que a Fisioterapia ao serviço do cidadão é mais um aliado no combate à hipertensão.