O Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado todos os anos, desde 1996, no dia 8 de setembro, correspondendo à data da fundação da atual World Physiotherapy, em 1951.
O Dia Mundial da Fisioterapia é uma oportunidade para reconhecer o papel significativo que a profissão desempenha na saúde e no bem-estar da população em geral, e para promover a profissão junto dos seus utentes e comunidades.
A World Physiotherapy produz e disponibiliza materiais gráficos de apoio aos Fisioterapeutas nas suas atividades, como folhetos informativos, posters e banners, com tradução em várias línguas. A Ordem dos Fisioterapeutas integra a World Physiotherapy, enquanto membro, desde o início de 2023, e participa na tradução destes materiais.
O foco do Dia Mundial da Fisioterapia deste ano é a dor lombar (lombalgia) e o papel da Fisioterapia no seu tratamento e prevenção.
Folhetos Informativos
Posters
Banners
Dia Mundial da Fisioterapia em imagens
A Ordem dos Fisioterapeutas partilha uma galeria de fotografias enviadas pelos nossos membros, que ilustram as comemorações do Dia Mundial da Fisioterapia e refletem o empenho dos fisioterapeutas, um pouco por todo o país, na celebração desta data.
Numa parceria entre a Câmara Municipal de Almada e a Egas Moniz School of Health & Science, estudantes do 3º e 4º anos de licenciatura em Fisioterapia organizaram e dinamizaram uma ação de sensibilização sobre a dor lombar. Realizada no Parque de Santo António, na Costa de Caparica, esta ação envolveu o apoio à população local.
Na Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Terra Fria, da Unidade Local de Saúde do Nordeste, E.P.E., os fisioterapeutas desenvolvem atividades de reabilitação domiciliária no contexto paliativo. As imagens partilhadas ilustram exercícios de fortalecimento muscular, mobilidade, elevação do quadril e rotação da coluna, com o objetivo de aliviar a dor lombar e melhorar a estabilidade e mobilidade dos utentes. Estes exercícios não só ajudam a prevenir a dor como promovem uma melhor qualidade de vida.
No Dia Mundial da Fisioterapia, a ULS de Santa Maria reconheceu e celebrou o trabalho incansável dos seus fisioterapeutas. A equipa presta cuidados diferenciados em várias áreas da instituição, incluindo Unidades de Internamento, Unidades de Cuidados Intensivos, ambulatório, bem como apoio domiciliário e nos Cuidados de Saúde Primários, contribuindo para a recuperação e melhoria da qualidade de vida dos doentes.
Com o maior número de fisioterapeutas no país, a ULS São José conta com cerca de 100 profissionais distribuídos entre cuidados de saúde primários e hospitalares, integrados em equipas multidisciplinares. No Dia Mundial da Fisioterapia, a ULS São José agradeceu a todos os fisioterapeutas pela dedicação, empenho e profissionalismo na promoção da saúde e bem-estar dos doentes.
Como parte das comemorações, a ULS Tâmega e Sousa organizou uma atividade intitulada “Caminhe com o Fisioterapeuta”. O evento começou com uma visita ao Centro Interpretativo do Monte Mozinho, seguida de exercícios preparatórios para a caminhada. A atividade culminou com uma caminhada até ao ponto principal do Centro Românico e uma sessão de alongamentos para os participantes, unindo o reconhecimento cultural à promoção da saúde.
A ULS Viseu Dão Lafões promoveu uma ação de sensibilização no átrio do Hospital de São Teotónio, em Viseu, sobre a importância da Fisioterapia no tratamento da dor lombar. A iniciativa, conduzida por fisioterapeutas do hospital, incluiu a afixação de cartazes e a distribuição de folhetos informativos. Destinada tanto a profissionais de saúde quanto à comunidade em geral, esta ação teve como objetivo aumentar a consciencialização sobre a dor lombar e como a Fisioterapia pode ajudar na sua prevenção e tratamento.