A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a atividade física regular previne e trata doenças não transmissíveis como as doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes e alguns tipos de cancro. A atividade física ajuda também a prevenir a hipertensão e a obesidade e pode melhorar a saúde mental, a qualidade de vida e o bem-estar.
Enquanto profissionais de saúde do movimento e do exercício com experiência e conhecimento sobre os fatores de risco, as patologias e os seus efeitos, os Fisioterapeutas estão na linha da frente para promover, guiar, prescrever e gerir a atividade física e os exercícios adequados a cada pessoa. Os fisioterapeutas têm um papel vital na condução de atividade física segura e efetiva, com intervenção em todas as fases da vida e em várias condições de saúde.
O papel do fisioterapeuta na promoção da atividade física e mais saúde
No âmbito do Dia Mundial da Atividade Física e do Dia Mundial da Saúde, que se assinalam a 6 e a 7 de abril, respetivamente, a Ordem dos Fisioterapeutas destaca o papel dos fisioterapeutas na promoção da atividade física bem como os seus benefícios para a Saúde de todos nós e partilha algumas ideias a ter em conta, associando-se às “Recomendações da OMS para Atividade Física e Comportamento Sedentário”, que podem ser consultadas aqui.
A Ordem dos Fisioterapeutas lembra que «PELO MOVIMENTO, PROMOVEMOS MAIS SAÚDE».
Junte-se ao hashtag #movimentomaissaúde