A Ordem dos Fisioterapeutas foi oficialmente integrada no Conselho Nacional de Saúde (CNS), conforme publicado em Diário da República. Esta inclusão, promulgada pelo Presidente da República a 10 de julho, é um passo importante para o reconhecimento e valorização da nossa profissão na saúde pública em Portugal.
A integração foi formalizada através da alteração ao Decreto-Lei n.º 49/2016, de 23 de agosto, especificamente no artigo 5.º, que agora inclui a Ordem dos Fisioterapeutas como um dos membros do CNS, que, tal como acontece com a Ordem dos Médicos Veterinários, se associam às restantes ordens profissionais da área da saúde (Biólogos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Médicos, Médicos Dentistas, Nutricionistas e Psicólogos).
Ser parte do CNS é um reconhecimento do estatuto adquirido pela profissão no âmbito das equipas de saúde e do trabalho diário dos Fisioterapeutas na prestação de cuidados diretos de saúde, especialmente aos mais vulneráveis.
Em linha com o que se verifica noutros países desenvolvidos, esta integração reconhece a relação de interdependência da saúde humana, animal e ambiental, assente nos princípios do conceito One Health (Uma Só Saúde).
Agora, os Fisioterapeutas, através da sua Ordem, poderão contribuir significativamente para a missão do CNS, “na procura de consensos alargados relativamente à política de saúde”.
Consulte a publicação em Diário da República, aqui.
Consulte o site do Conselho Nacional de Saúde, aqui.
Consulte “Contributo para uma Política de Saúde: One Health (Uma Só Saúde)”, aqui.