A Ordem dos Fisioterapeutas participou na Assembleia Geral da EurHeCA, representada pela 2ª Vice-Presidente, Conceição Bettencourt, que decorreu em Madrid, no dia 31 de março.
Na ordem de trabalhos do encontro da associação presidida por Pascale Mathieu, que reúne autoridades competentes das profissões da saúde do espaço europeu foi incluída a votação de novos pedidos de adesão da Ordem dos Fisioterapeutas em Portugal e do Colégio de Fisioterapeutas, em Espanha, ambos aprovados por unanimidade.
A Assembleia Geral da EurHeCA focou-se nas iniciativas em curso relacionadas com a Diretiva sobre o reconhecimento das qualificações profissionais e na apresentação dos principais desenvolvimentos a nível da UE relativamente aos temas de interesse da EurHeCA.
Foram ainda abordadas questões de funcionamento interno da organização, como a eleição do segundo vice-presidente, cargo para o qual foi eleita, por unanimidade, Carolina Martinez-Berganza.
A Ordem dos Fisioterapeutas passa, assim, a ser membro efetivo da EurHeCA, uma organização que constitui um fórum entre os profissionais de saúde, a comunidade científica e as autoridades reguladoras, e que tem como principal atividade o desenvolvimento de ações consideradas úteis, pelos seus membros, para facilitar a aplicação da legislação da União Europeia relacionada com os cuidados de saúde transfronteiriços e a mobilidade dos profissionais de saúde no espaço europeu, garantindo ao mesmo tempo a segurança do doente.
A EurHeCA representa e defende a visão e os pontos de vista conjuntos dos seus membros e representa-os perante das autoridades, tanto a nível europeu como internacional.
A próxima Assembleia-Geral terá lugar nos dias 14 e 15 de setembro, na Polónia.