Dia Nacional de Luta Contra a Dor: Fisioterapia reforça o papel da prevenção
O Dia Nacional de Luta Contra a Dor, celebrado a 14 de outubro, tem como tema “Cuidados Preventivos na Dor Crónica” e é organizado oficialmente pela European Pain Federation (EFIC). Esta data visa aumentar a compreensão e a consciencialização sobre a dor crónica, condição que afeta 1 em cada 5 adultos na Europa, sendo a principal causa de procura de cuidados de saúde e de incapacidade.
A dor crónica é uma condição multidimensional, influenciada por fatores biológicos, psicológicos e sociais, que limita a qualidade de vida, afeta a saúde mental e reduz a participação social. Apesar do seu impacto significativo, a prevenção continua a ser insuficiente, sendo crucial a intervenção precoce para evitar que a dor aguda se torne crónica e incapacitante.
Veja aqui o vídeo oficial da campanha 2025 da EFIC, centrado na importância da prevenção da dor crónica.
O papel central da Fisioterapia
A Fisioterapia surge como componente fundamental na prevenção e gestão da dor crónica. Os fisioterapeutas avaliam as causas funcionais da dor e intervêm antes que esta se torne incapacitante, promovendo:
- Movimento e reeducação motora, reduzindo inflamação e rigidez;
- Educação para autocuidado, ergonomia e exercício seguro;
- Acompanhamento da reabilitação, garantindo o retorno à funcionalidade e melhoria da qualidade de vida.
Deste modo, a Fisioterapia não só alivia a dor, como também contribui para prevenção primária e secundária, reforçando a equidade em saúde e diminuindo o impacto económico da dor crónica, estimado em até 12 mil milhões de euros por ano na Europa.
A EFIC destaca que a prevenção é possível, eficaz e acessível, sendo necessária ação conjunta para reduzir o peso da dor crónica na sociedade.
Como exemplo de promoção da consciência sobre a importância do movimento na gestão da dor, reveja aqui o episódio dedicado a esta temática da campanha “+Saúde A Cada Movimento” da Ordem dos Fisioterapeutas.