Assinala-se hoje, dia 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Doente, cujo tema deste ano é “Melhorar o Diagnóstico para a Segurança dos Doentes”. Em linha com a escolha da Organização Mundial da Saúde, a Ordem dos Fisioterapeutas, reconhecendo a importância de assegurar um diagnóstico rigoroso pela segurança do doente, associa-se à iniciativa sob o mote “Melhorar o Diagnóstico em Fisioterapia pela Segurança do Doente” e lança várias iniciativas para sensibilizar e envolver os Fisioterapeutas e o público.
- Um póster com as principais ideias sobre a importância do diagnóstico em fisioterapia, que pode ver aqui
- Um questionário aos fisioterapeutas sobre a cultura de segurança, para avaliação e reforço da prática segura no quotidiano
- O vídeo “Melhorar o Diagnóstico em Fisioterapia pela Segurança do Doente”, sublinhando que o diagnóstico correto atempado e seguro contribui para melhorar a segurança do doente
- O vídeo “A Sua Saúde, A Sua Voz”, destacando a importância do envolvimento do doente no seu processo de segurança e recuperação.
A Ordem dos Fisioterapeutas reforça o seu compromisso com a segurança dos doentes, sublinhando que um diagnóstico preciso e uma comunicação clara entre o profissional e o doente são pilares fundamentais para garantir a prestação de cuidados de fisioterapia de qualidade e em segurança.
Para mais informações sobre o Dia Mundial da Segurança do Doente 2024, podem consultar a Direção-Geral da Saúde, que tem disponíveis vários materiais e iniciativas nacionais, bem como a “Carta dos Direitos de Segurança do Doente”, que integra a campanha de comunicação deste ano. Para saber mais, aceda ao site da DGS através deste link.