O Dia Mundial da Saúde Mental assinala-se no dia 10 de outubro, instituído pela Federação Mundial da Saúde Mental (FMSM). Este ano, o tema definido pela World Federation for Mental Health (WFMH) centra-se em “Acesso aos Serviços – Saúde Mental em Catástrofes e Emergências”, destacando a importância de garantir cuidados adequados em contextos de crise. A Ordem dos Fisioterapeutas associa-se a esta data, sublinhando o contributo da Fisioterapia em Saúde Mental na promoção da saúde global e na melhoria da qualidade de vida.
A Fisioterapia em Saúde Mental é uma é uma área transversal e específica da Fisioterapia, que atua em diferentes ambientes de saúde, de saúde mental, de psiquiatria e de medicina psicossomática. Pode atuar nomeadamente na relação entre as perturbações somáticas e os problemas psicológicos (perturbações de sono, medo relacionado com a dor, stress psicológico e humor deprimido associado com uma condição clínica); na relação entre as perturbações mentais ligeiras e as principais doenças crónicas não transmissíveis (ansiedade e depressão moderada associada a doenças cardiovasculares e respiratórias, diabetes e cancro), na relação entre as perturbações somáticas e as perturbações ligeiras de saúde mental (a depressão associada à dor crónica, a perturbação de stress pós-traumático associada à fibromialgia e a ansiedade associada à doença pulmonar obstrutiva crónica) e na abordagem especializada das doenças mentais graves (depressão major, esquizofrenia, perturbações bipolares e comportamentos aditivos e dependências) em unidades/hospitais psiquiátricos.
Estudos recentes reforçam a evidência científica deste impacto. Uma meta-análise de 2022 concluiu que a prática regular de exercício físico – três vezes por semana, durante oito semanas — reduz significativamente os sintomas de depressão em adolescentes. Outra análise, que incluiu 27 estudos, demonstrou que níveis mais elevados de atividade física estão associados à melhoria dos sintomas de esquizofrenia. Entre a população sénior, o exercício aeróbico tem também mostrado benefícios consistentes na saúde mental e emocional.
A Ordem recomenda ainda a leitura do livro “Fisioterapia em Saúde Mental – A Experiência Informa a Evidência”, que conta com a participação do Grupo de Trabalho Fisioterapia em Saúde Mental, disponível aqui, como um recurso essencial para profissionais e estudantes da área.
Ao assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, a Ordem dos Fisioterapeutas sublinha o compromisso da profissão com uma abordagem integrada da saúde, em que o corpo e a mente são indissociáveis, e destaca o contributo da Fisioterapia para a promoção do bem-estar físico e emocional.