Ordem dos Fisioterapeutas na reunião do Conselho Regional de Saúde dos Açores

O Bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas, António Lopes, participou na reunião do Conselho Regional de Saúde, convocada e presidida pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto da Região Autónoma dos Açores.

A ordem de trabalhos da reunião que decorreu no dia 23 de janeiro, em Angra do Heroísmo, teve como ponto único a apresentação dos pressupostos e princípios estruturantes do plano regional de saúde.

O Bastonário António Lopes apresentou o seu acordo com os princípios gerais do plano apresentado e com o diagnóstico dos principais problemas de saúde da Região, tendo sublinhado que as questões apresentadas no plano da morbilidade, constituem áreas em que o contributo dos fisioterapeutas está documentado como sendo relevante.

Na sua intervenção, o Bastonário António Lopes teve também oportunidade de apresentar os fisioterapeutas como profissionais de saúde, autónomos, sendo os especialistas do movimento e da funcionalidade, fortemente empenhados na promoção da adoção de estilos de vida saudáveis, nomeadamente no plano da atividade física.

Nesse sentido, reiterou igualmente a relevância dos contributos da Fisioterapia na área da reabilitação e na área da prevenção e da promoção da saúde, nomeadamente nos cuidados de saúde primários, integrados em equipas de saúde.

Salientando ter conhecimento, neste âmbito, da existência de boas práticas nalgumas ilhas da Região Autónoma dos Açores, o Bastonário António Lopes defendeu a necessidade de ajustar os recursos em fisioterapia, quer em número quer em organização, de forma à melhor rentabilização das capacidades disponíveis dos fisioterapeutas na resolução dos problemas de saúde e na melhoria da continuidade e acessibilidade dos cuidados.

O Bastonário António Lopes deu ainda nota de que a Ordem se encontra a desenvolver os passos necessários para a criação de estruturas regionais, sem prejuízo do envio de contributos para o plano regional de saúde, após consulta dos profissionais sedeados na Região Autónoma dos Açores.

Facebook
LinkedIn
Email

Pedro Maciel Barbosa

Fisioterapeuta-especialista na Unidade Local de Saúde de Matosinhos Sub-coordenador para os Cuidados de Saúde Primário, Unidade Local de Saúde de Matosinhos Professor Adjunto-Convidado na Escola Superior de Saúde do Porto Membro do Conselho de Administração da Fundação para a Saúde – SNS Membro do Conselho Geral da Ordem dos Fisioterapeutas

Carlos Areia

Carlos Areia é fisioterapeuta desde 2013, e trabalhou em vários hospitais, clínicas e clubes tanto em Portugal como no Reino Unido. Iniciou a sua carreira académica na Universidade de Oxford em 2016, onde liderou um ensaio clínico a comparar Fisioterapia VS cirurgia em lesões do cruzado anterior em 32 hospitais de Inglaterra. Em 2018 mudou-se para o departamento de neurociências, onde desenvolveu os seus próprios estudos em monitorização remota de sinais vitais, que foram implementados durante a pandemia. Aqui descobriu a sua paixão pelos dados, e em 2022, juntou-se à Digital Science como Data Scientist. Concluiu o seu PhD no início deste ano, e junta mais de 60 publicações em revistas como a The Lancet, BMJ, Cochrane, entre outras. É também palestrante honorário na Oxford Brookes University e consultor em investigação clínica.

Eduardo José Brazete Carvalho Cruz

Doutorado em Fisioterapia, pela Universidade de Brighton, UK. Pós-Doutoramento na especialidade de Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Coordenador do Gabinete de Estudos e Planeamento da Ordem dos Fisioterapeutas. Professor Coordenador do Departamento de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS). Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESS-IPS. Coordenador do Departamento de Fisioterapia da ESS-IPS. Investigador Integrado do Comprehensive Health Research Centre (CHRC) (parceria FCM-UNL, Escola Nacional de Saúde Publica, Universidade de Évora, Lisbon Institute of Global Mental Health e Hospital do Santo Espírito, Ilha Terceira, Açores).

Sara Souto Miranda

Sara Souto Miranda é licenciada e mestre em fisioterapia pela Universidade de Aveiro, e detentora de pós-graduação em fisioterapia respiratória do adulto certificada pela mesma instituição. Completou em 2023 o seu doutoramento duplo em Ciências da Reabilitação/Saúde, Medicina e Ciências da Vida pelas Universidades de Aveiro e Maastricht (Países Baixos) e encontra-se atualmente a exercer funções como assessora técnico-científica do Gabinete de Estudos e Planeamento (GEP) da Ordem dos Fisioterapeutas, e como professora convidada do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia. Enquanto membro do Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória da Universidade de Aveiro (Lab3R), exerceu atividade de investigação aplicada onde avaliou e tratou doentes com patologia respiratória, tendo participado em 6 projetos de investigação. Ao longo do seu percurso publicou 19 artigos científicos em revistas internacionais revistas pelos pares com fator de impacto, 1 capítulo de livro, e mais de 50 resumos em atas de conferências. Foi voluntária de investigação no centro de reabilitação Ciro (Center for expertise in chronic organ failure) nos Países Baixos, e é atualmente membro da Guideline Methodology Network da European Respiratory Society. Foi distinguida pela European Lung Foundation e European Respiratory Society por desenvolver investigação centrada no doente, pela Direção Geral de Ensino Superior com uma bolsa de mérito relativa ao seu mestrado, e pelo centro Ciro com uma bolsa destinada ao apoio à investigação no estrangeiro.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.