Encontro da Ordem dos Fisioterapeutas com a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

A Direção da Ordem dos Fisioterapeutas (OF) reuniu-se com o novo Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO).

No encontro, que decorreu no passado dia 10 de maio, estiveram presentes o Bastonário António Lopes e os vogais Pedro Rebelo e Afonso Neutel, em representação da Ordem, e a Presidente Maria João Bigode e o Vice-Presidente Sérgio Neto, em representação da Associação.

Foram apresentados cumprimentos aos novos órgãos sociais eleitos da APFISIO e analisados os temas mais relevantes da relação institucional entre a Ordem e Associação, nos termos do memorando de entendimento assinado em 2020, no qual foi acordado estabelecer as condições progressivas e necessárias para que, logo que possível, a Ordem dos Fisioterapeutas passe a ter assento, por filiação, na World Physiotherapy.

Neste contexto, a Ordem, enquanto estrutura que regula a Fisioterapia e os Fisioterapeutas em Portugal, informou que iria formalizar a sua candidatura à World Physiotherapy (WP), com efeitos a partir de janeiro de 2023, tendo a APFISIO reconhecido com naturalidade a referida candidatura.

Com o objetivo de não interromper de forma súbita o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos Grupos de Interesse da APFISIO, que perderiam automaticamente representatividade internacional na WP, a Ordem dos Fisioterapeutas garantiu que irá assegurar o ‘endorsement’ de todos os grupos, com carácter transitório, até que as estruturas representativas próprias da Ordem tenham condições para assumir a filiação na organização internacional.   

 O modelo de ‘endorsement’ será oportunamente analisado pela Ordem com cada Grupo de Interesse individualmente e com o Conselho Diretivo Nacional da APFisio, em função das características e necessidades de cada um.

A Ordem dos Fisioterapeutas e a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas acordaram igualmente a realização de reuniões regulares, com vista a clarificar os respetivos papéis na prossecução dos objetivos de desenvolver a Fisioterapia em Portugal e aumentar a literacia como passo importante da afirmação da profissão.

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.