Este ano, o foco do Dia Mundial da Fisioterapia, a 8 de setembro, é a artrite, com uma visão aprofundada sobre algumas formas de artrite inflamatória, incluindo a artrite reumatoide e a espondilite axial. Esta ação vem na sequência do tema de 2022, que se centrou na osteoartrose.
A campanha está centrada nas seguintes mensagens:
- A artrite é definida como uma inflamação articular aguda ou crónica. Sintomas podem incluir dor, inchaço, rigidez e vermelhidão, que podem contribuir para uma função e destreza reduzidas. A artrite não é uma única condição; existem diferentes tipos.
- Pode afetar pessoas de todas as idades e capacidades físicas – incluindo crianças, adolescentes e atletas. Algumas formas de artrite são mais comuns em idosos.
- Os sintomas de artrite podem variar de semana para semana, e até de dia para dia. Também podem afetar as pessoas de diversas formas e cada condição apresenta sintomas específicos. No entanto, com o tratamento e abordagem adequados, pode gerir os seus sintomas e viver bem.
- A atividade física e exercício regulares são importantes para a gestão de todas as formas de artrite inflamatória (AI), incluindo artrite reumatoide (AR) e espondilite axial, e oferecem inúmeros benefícios para a saúde.
- A fisioterapia é uma parte importante do tratamento global. Um fisioterapeuta irá orientá-lo sobre como praticar exercício de forma segura, aumentar os seus níveis de atividade, estabelecer objetivos, e encontrar o equilíbrio certo entre descanso e atividade.
- É importante que se mantenha ativo e em movimento quando tem artrite. Os fisioterapeutas fazem parte de uma equipa multidisciplinar que o pode ajudar a gerir a artrite. Os fisioterapeutas serão capazes de avaliar a sua condição e capacidades e orientá-lo em como se manter ativo e gerir os seus sintomas.
- As pessoas com AR e outras doenças articulares inflamatórias têm um risco acrescido de doença cardiovascular (DCV). Estilos de vida saudáveis, incluindo a prática de atividade física, são importantes para a gestão da AR, para reduzir o risco de DCV.
- As pessoas com espondilite axial devem ser referenciadas para um fisioterapeuta, para iniciarem um programa de exercícios individualizado e estruturado, que é adaptado a si, para o ajudar a manter a flexibilidade da coluna vertebral, a flexibilidade geral do corpo, e reduzir a dor. Mesmo quando sente dor, continuar a praticar exercício a níveis adequados para si tem benefícios significativos.
- Apenas cerca de um terço das pessoas que vivem com artrite reumatoide irão piorar ao longo do tempo, e algumas notam uma melhoria na dor e incapacidade. Um fisioterapeuta irá orientá-lo sobre como se manter ativo.
- A artrite está frequentemente associada a pessoas mais velhas, mas também pode afetar crianças. A maioria das formas de artrite em crianças é conhecida como artrite juvenil idiopática (AJI). A fisioterapia tem um papel fundamental na gestão dos sintomas de AJI e poderá ajudá-lo a si ou ao seu/sua filho(a) a realizar as atividades que gosta.
Materiais gráficos de comunicação para o Dia Mundial da Fisioterapia
O kit de materiais gráficos de comunicação do Dia Mundial da Fisioterapia inclui uma variedade de materiais, para divulgar a campanha no seu país/território, incluindo folhetos informativos, posters, faixas, e um guia de atividades, disponíveis em várias línguas.
Os materiais em português – folhetos informativos, faixas e posters - podem ser descarregados aqui. |