Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Tomada de Posse do Conselho de Supervisão da Ordem dos Fisioterapeutas

Realizou-se hoje, dia 7 de dezembro de 2024, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, a cerimónia de tomada de posse do Conselho de Supervisão da Ordem dos Fisioterapeutas, órgão eleito no passado dia 15 de novembro.

A cerimónia contou com a presença dos membros da Direção e do Presidente da Mesa do Conselho Geral, Rui Dias Costa, que conduziu os atos de posse. Na ocasião, os membros eleitos assinaram os termos de posse, oficializando a sua integração neste novo órgão estatutário.

O Bastonário da Ordem, António Lopes, encerrou a sessão com uma intervenção que destacou a importância do Conselho de Supervisão, que dá cumprimento às obrigações estatutárias.

Os membros do Conselho de Supervisão são:

Efetivos

Paula Clara Santos

Luís Brás

Rui Fonseca-Pinto

Mara Pereira Guerreiro

Suplentes

Duarte Pereira

Helena Arco

Luís Soares Luís

Bastonários das Ordens alinham prioridades e estratégias para a Saúde

Os Bastonários das Ordens profissionais da área da Saúde reuniram-se esta quinta-feira, dia 5 de dezembro, na sede da Ordem dos Farmacêuticos, em Lisboa.

Durante o encontro, foram partilhadas prioridades e estratégias de intervenção, com identificação de pontos e soluções convergentes para a promoção da qualidade e do acesso aos cuidados de saúde. O Envelhecimento Saudável foi um dos temas centrais, numa perspetiva “One Health”, que integra saúde humana, animal e ambiental.

O encontro reforça o papel das Ordens profissionais como interlocutoras junto do governo e autoridades de saúde, permitindo coordenar ações que promovam cuidados mais sustentáveis, equitativos e acessíveis, respondendo às necessidades da sociedade.

Estiveram presentes os Bastonários das seguintes Ordens profissionais:

Ordem dos Fisioterapeutas
Ordem dos Biólogos
Ordem dos Enfermeiros
Ordem dos Farmacêuticos
Ordem dos Médicos
Ordem dos Médicos Dentistas
Ordem dos Médicos Veterinários
Ordem dos Nutricionistas
Ordem dos Psicólogos

Apresentação do Livro “Fisioterapia em Saúde Mental – A Experiência Informa a Evidência”

No próximo 4 de dezembro de 2024, das 10h00 às 11h30, terá lugar a videoconferência ICAD 2024, com o tema “Fisioterapia: saúde mental e adições”, para a apresentação do livro “Fisioterapia em Saúde Mental – A Experiência Informa a Evidência”.

Oradores:

  • Ana Isabel Vieira – Fisioterapeuta, Doutorada em Ciências da Saúde com especialidade em Reabilitação Neurológica. Docente na Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
  • João Casaca – Fisioterapeuta, Doutorado em Neurociências. Docente na Escola Superior de Saúde do Alcoitão e Coordenador da primeira Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde Mental.
  • Maria Leonor Madureira – Fisioterapeuta, com Título de Especialista em Fisioterapia. Atua no ICAD, I.P. – Unidade de Desabituação do Centro das Taipas e é Docente Convidada na Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Moderadores:

  • Graça Vilar – Médica Psiquiatra e Diretora do Departamento de Intervenção Integrada do ICAD, I.P.
  • António Lopes – Bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas, Fisioterapeuta, Psicólogo e Professor Coordenador na Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

A videoconferência é de participação gratuita, mas requer inscrição prévia. Inscreva-se AQUI!

A Ordem dos Fisioterapeutas está a recrutar Assessor/a para o Gabinete de Estudos e Planeamento (GEP-OF)

A Ordem dos Fisioterapeutas está a recrutar um/a Assessor/a de Planeamento para o Gabinete de Estudos e Planeamento (GEP-OF).

Candidaturas:

Envie a sua candidatura até 2 de dezembro de 2024 para rh@ordemdosfisioterapeutas.pt. A carta de motivação deve ser redigida em inglês.

Consulte o aviso completo e saiba como se candidatar aqui.

Ordem dos Fisioterapeutas lança concurso público de empreitada para nova sede própria

A Ordem dos Fisioterapeutas anuncia a abertura de um concurso público de empreitada de obras de adaptação da sua nova sede própria, um marco importante na história da instituição. Atualmente instalada no LEAP Center – Espaço Amoreiras, a Ordem dá, assim, mais um passo significativo ao criar um espaço moderno e funcional que visa melhorar o apoio e os serviços prestados aos seus membros e à sociedade em geral.

O concurso público está aberto até dia 16 de dezembro de 2024. As empresas interessadas podem consultar o Anúncio de Procedimento, já publicado em Diário da República.

Aviso de Recrutamento – Admissão de Assessor para Gabinete de Apoio ao Membro (GAM) e Gabinete de Apoio ao Cidadão (GAC)

A Ordem dos Fisioterapeutas está a recrutar Fisioterapeutas para ocupar dois (2) postos de trabalho de Assessor (m/f) – um (1) para o Gabinete de Apoio ao Membro (GAM) e outro (1) para o Gabinete de Apoio ao Cidadão (GAC).

As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 14 de novembro de 2024 para o endereço eletrónico: rh@ordemdosfisioterapeutas.pt ou através da nossa página no LinkedIn (Ordem dos Fisioterapeutas).

Consulte aqui (o aviso de admissão).

#acontratar #assessor #fisioterapeuta #candidatura #ordemdosfisioterapeutas

Consulta Pública – Propostas de Regulamentos

A Ordem dos Fisioterapeutas informa que foram publicados hoje, em Diário da República, os Avisos n.º 23826/2024/2 e nº 23827/2024/2, de 25 de outubro, relativos à consulta pública dos seguintes projetos de regulamentos:

  • Regulamento de Acreditação de Atividades Formativas
  • Regulamento de Creditação de Atividades de Desenvolvimento Profissional Contínuo

Respostas à Consulta Pública
Todos os membros da Ordem dos Fisioterapeutas, com inscrição em vigor, são convidados a participar, preenchendo o formulário para envio de comentários.

Ao aceder ao formulário, será necessário selecionar que regulamento pretendem comentar. Após o preenchimento, o formulário será automaticamente enviado para o endereço: consultapublica@ordemdosfisioterapeutas.pt e o participante receberá uma cópia na caixa de correio eletrónico que tiver indicado.

Serão considerados apenas os contributos recebidos até ao dia 9 de dezembro de 2024, através do formulário indicado.

Consulta Pública – Proposta de Regulamento Geral de Especialidades Profissionais

A Ordem dos Fisioterapeutas informa que foi hoje publicado, em Diário da República, o Aviso n.º 23541/2024/2, relativo à consulta pública do projeto de Regulamento Geral de Especialidades Profissionais da Ordem dos Fisioterapeutas.

Respostas à Consulta Pública

São interessados todos os membros da Ordem dos Fisioterapeutas, com inscrição em vigor, devendo ser preenchido o formulário para envio de comentários, o qual será automaticamente enviado para o endereço eletrónico: consultapublica@ordemdosfisioterapeutas.pt e o participante receberá uma cópia na caixa de correio eletrónico que tiver indicado.

Apenas serão considerados os contributos que, até ao dia 5 de dezembro de 2024, sejam enviados à Ordem dos Fisioterapeutas, pela forma indicada.

Dia Nacional da Paralisia Cerebral: a inclusão é um direito de todos!

O Dia Nacional da Paralisia Cerebral, celebrado a 20 de outubro, é um marco importante para as pessoas com Paralisia Cerebral, para as suas famílias e cuidadores. Instituído em 2014, com a aprovação da Resolução n.º 27/2014, pela Assembleia da República, este dia não é apenas simbólico, mas representa uma oportunidade crucial para aumentar a visibilidade e dar voz às pessoas com Paralisia Cerebral. É uma data dedicada à sensibilização da sociedade civil, sublinhando a importância do respeito pela inclusão e da defesa ativa dos direitos dessas pessoas.

A paralisia cerebral resulta de uma lesão no sistema nervoso central, com impacto no desenvolvimento neuromotor, o que torna a condição permanente, embora não progressiva. Apesar de ser uma lesão irreversível, com os devidos cuidados, acompanhamento e intervenção, como a Fisioterapia, é possível melhorar a participação,  qualidade de vida e a funcionalidade das pessoas com paralisia cerebral. Esta é a condição de desenvolvimento mais comum na infância, afetando cerca de 2 em cada 1000 crianças.

A Ordem dos Fisioterapeutas associa-se a este dia, destacando a importância do Fisioterapeuta no acompanhamento das pessoas com paralisia cerebral. O Fisioterapeuta desempenha um papel central no processo de (re)habilitação, promovendo o desenvolvimento motor e funcional e criando oportunidades para que essas pessoas possam participar plenamente nas atividades diárias e sociais. O objetivo é sempre maximizar a sua independência, ajudando-as a superar as barreiras que possam encontrar.

Este dia histórico tem como propósito reforçar a importância do apoio contínuo, não só às pessoas com paralisia cerebral, mas também às suas famílias, cuidadores e profissionais de saúde, que trabalham diariamente para melhorar as suas condições de vida. A paralisia cerebral não deve ser um entrave para sonhar com o futuro ou para participar ativamente na sociedade.

Pedro Maciel Barbosa

Fisioterapeuta-especialista na Unidade Local de Saúde de Matosinhos Sub-coordenador para os Cuidados de Saúde Primário, Unidade Local de Saúde de Matosinhos Professor Adjunto-Convidado na Escola Superior de Saúde do Porto Membro do Conselho de Administração da Fundação para a Saúde – SNS Membro do Conselho Geral da Ordem dos Fisioterapeutas

Carlos Areia

Carlos Areia é fisioterapeuta desde 2013, e trabalhou em vários hospitais, clínicas e clubes tanto em Portugal como no Reino Unido. Iniciou a sua carreira académica na Universidade de Oxford em 2016, onde liderou um ensaio clínico a comparar Fisioterapia VS cirurgia em lesões do cruzado anterior em 32 hospitais de Inglaterra. Em 2018 mudou-se para o departamento de neurociências, onde desenvolveu os seus próprios estudos em monitorização remota de sinais vitais, que foram implementados durante a pandemia. Aqui descobriu a sua paixão pelos dados, e em 2022, juntou-se à Digital Science como Data Scientist. Concluiu o seu PhD no início deste ano, e junta mais de 60 publicações em revistas como a The Lancet, BMJ, Cochrane, entre outras. É também palestrante honorário na Oxford Brookes University e consultor em investigação clínica.

Eduardo José Brazete Carvalho Cruz

Doutorado em Fisioterapia, pela Universidade de Brighton, UK. Pós-Doutoramento na especialidade de Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Coordenador do Gabinete de Estudos e Planeamento da Ordem dos Fisioterapeutas. Professor Coordenador do Departamento de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS). Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESS-IPS. Coordenador do Departamento de Fisioterapia da ESS-IPS. Investigador Integrado do Comprehensive Health Research Centre (CHRC) (parceria FCM-UNL, Escola Nacional de Saúde Publica, Universidade de Évora, Lisbon Institute of Global Mental Health e Hospital do Santo Espírito, Ilha Terceira, Açores).

Sara Souto Miranda

Sara Souto Miranda é licenciada e mestre em fisioterapia pela Universidade de Aveiro, e detentora de pós-graduação em fisioterapia respiratória do adulto certificada pela mesma instituição. Completou em 2023 o seu doutoramento duplo em Ciências da Reabilitação/Saúde, Medicina e Ciências da Vida pelas Universidades de Aveiro e Maastricht (Países Baixos) e encontra-se atualmente a exercer funções como assessora técnico-científica do Gabinete de Estudos e Planeamento (GEP) da Ordem dos Fisioterapeutas, e como professora convidada do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia. Enquanto membro do Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória da Universidade de Aveiro (Lab3R), exerceu atividade de investigação aplicada onde avaliou e tratou doentes com patologia respiratória, tendo participado em 6 projetos de investigação. Ao longo do seu percurso publicou 19 artigos científicos em revistas internacionais revistas pelos pares com fator de impacto, 1 capítulo de livro, e mais de 50 resumos em atas de conferências. Foi voluntária de investigação no centro de reabilitação Ciro (Center for expertise in chronic organ failure) nos Países Baixos, e é atualmente membro da Guideline Methodology Network da European Respiratory Society. Foi distinguida pela European Lung Foundation e European Respiratory Society por desenvolver investigação centrada no doente, pela Direção Geral de Ensino Superior com uma bolsa de mérito relativa ao seu mestrado, e pelo centro Ciro com uma bolsa destinada ao apoio à investigação no estrangeiro.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.