A Ordem dos Fisioterapeutas e a Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado reuniram-se no dia 26 de janeiro, para debater vários assuntos relacionados com o ensino da Fisioterapia e decorrentes da relação com as instituições de ensino superior.
No início do encontro, conduzido pelo Bastonário António Lopes, foram partilhadas as informações mais atualizadas sobre os processos de inscrição e os dados demográficos dos membros, cujo registo atualizado está disponível no site da Ordem dos Fisioterapeutas.
Constaram ainda da ordem de trabalhos os objetivos do Plano de Atividades para 2023 com particular relevância para as instituições de ensino superior, como sejam o Código Deontológico e o Regulamento Disciplinar, em vias de seguir para consulta pública.
Entre as propostas já aprovadas pelo Conselho Geral, para 2023, estão a criação de um sistema de avaliação, acreditação e creditação da formação contínua e pós-graduada e a criação de um quadro de especialidades em Fisioterapia, que serão oportunamente divulgadas.
Na reunião, foram ainda apresentados os projetos em curso sob a alçada do Gabinete de Estudos e Planeamento, com destaque para a disponibilização de um diretório de investigadores portugueses em Fisioterapia e de uma agenda de investigação.
O processo de preparação das eleições para os órgãos regionais da Ordem e o maior envolvimento, no plano internacional, com a integração na World Physiotherapy, na EurHECA e no “European Common Training Framework” foram também descritos aos representantes da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado.
Foi bem acolhida pela APESP a proposta da Ordem no sentido da conjugação de esforços na monitorização da empregabilidade, inserção profissional e dignidade social dos profissionais formados, tendo em conta o estatuto da Ordem e as exigências legais aplicáveis às Instituições de Ensino Superior.
A reunião foi conduzida pelo Bastonário António Lopes, que esteve acompanhado pelo 1º Vice-Presidente Nuno Cordeiro, pelo vogal Pedro Rebelo e pela administradora Ana Paula Oliveira, da Ordem dos Fisioterapeutas.
Da parte da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado, estiveram presentes o diretor executivo Miguel Copetto, o membro da Direção José Manuel Silva e membro da direção e tesoureiro José Manuel Mendes.