VI Jornadas de Fisioterapia
As VI Jornadas de Fisioterapia «Fisioterapeuta do Futuro – versão 2.0», realizadas nos dias 24 e 25 de março, pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu, contaram com a presença e intervenção do Bastonário António Lopes.
O tema “Desafios futuros da profissão no contexto da prestação de cuidados de saúde”, inserido no painel “A Fisioterapia na atualidade”, escolhido pela organização, constituiu o mote para a apresentação do Bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas.
Começando por evidenciar a Fisioterapia enquanto disciplina científica, profissão autónoma, regulamentada e autorregulada e ainda como prestação de cuidados específica, o Bastonário António Lopes sublinhou que a autonomia profissional é uma responsabilidade partilhada: individual (do profissional e dos serviços em que exerce a profissão), das instituições de ensino superior e das associações profissionais.
Sobre o papel da Ordem, o Bastonário destacou as atribuições de regular o acesso e o exercício da profissão de fisioterapeuta, aprovar as normas técnicas e deontológicas aplicáveis e zelar pelo cumprimento das normas legais e regulamentares da profissão, bem como o exercício da ação disciplinar sobre os seus membros, no quadro de um regime disciplinar autónomo. Nesse âmbito, fez referência aos projetos, atualmente em consulta pública, do Regulamento do Ato do Fisioterapeuta, do Código Deontológico e do Regulamento Disciplinar.
De acordo com a organização, o evento procurou promover a reflexão, o debate e a partilha de conhecimento entre os estudantes e profissionais da área sobre a realidade da Fisioterapia em Portugal. O foco principal esteve no perfil do profissional de Fisioterapia, abordando as suas competências, modelos de intervenção e as áreas emergentes da Fisioterapia.
20º aniversário da Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve
A Ordem dos Fisioterapeutas esteve presente no 20º aniversário da Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Silves.
A cerimónia decorreu no dia 24 de março, no auditório do campus académico de Silves, com uma Sessão Solene composta pela Mesa de Abertura e pela Mesa das Entidades Parceiras. A Ordem integrou esta última, com o vogal da Direção, Pedro Rebelo, em representação do Bastonário.
A Ordem dos Fisioterapeutas felicitou a instituição pela comemoração de duas décadas de história, pelo seu contributo para a formação de qualidade de profissionais de saúde, e pelo apoio ao desenvolvimento da comunidade em que se insere, reiterando a disponibilidade para sinergias com todas Instituições de Ensino na área da Fisioterapia.