Assinala-se hoje o Dia Mundial do Dador de Sangue, celebrado anualmente a 14 de junho, sob a égide da Organização Mundial de Saúde.
A necessidade de aprovisionamento de sangue quer para tratamentos, quer para intervenções urgentes, é uma realidade. A dádiva, colheita, análise, processamento, preservação, armazenamento e distribuição de sangue humano de forma segura e em quantidade suficiente é uma componente fundamental de um efetivo sistema de saúde. O sangue é vital em todo o tipo de emergências: desastres naturais, acidentes, conflitos armados, entre outras, daí que sejam tão importantes as doações por parte de voluntários.
A Ordem dos Fisioterapeutas considera que os mais de dez mil membros da Ordem dos Fisioterapeutas são igualmente fundamentais para a concretização do objetivo de criação do Dia Mundial do Dador de Sangue – este ano com o tema “Give blood, give plasma, share life, share often” – que é o de sensibilizar para a importância e necessidade de sangue, enfatizar o papel dos dadores de sangue voluntários e não remunerados e apoiar os serviços nacionais de transfusão de sangue, as organizações de dadores de sangue e outras organizações não governamentais no reforço e expansão dos seus programas voluntários de dadores de sangue.
Saiba como pode doar sangue ou esclarecer potenciais dadores, aqui.