O Bastonário António Lopes gravou uma mensagem dirigida aos cidadãos e aos fisioterapeutas para explicar o que está em causa com a proposta de lei do Governo, que “cria desigualdades e cria um retrocesso na segurança da saúde dos utentes que recorrem aos cuidados de Fisioterapia”.
Tal como está redigida, e por comparação à proposta de Estatuto que a Ordem dos Fisioterapeutas tinha enviado ao Executivo, a proposta “põe em risco a missão de zelar pelos utentes e garantir que os cuidados de Fisioterapia são prestados por profissionais devidamente habilitados e sujeitos aos princípios e normas éticas e deontológicas da profissão”, sublinha.
O Bastonário lembra ainda que a proposta do governo deixa de fora os atos próprios dos fisioterapeutas, acrescentando que “ao não protegê-los por lei, escolhe desproteger os cidadãos”.
Afirmando que a Ordem dos Fisioterapeutas “não pode e não vai aceitar esta desproteção”, o Bastonário declara contar com o apoio de todos na defesa do cidadão, “porque é disso que se trata”, afirma: “Fisioterapia só com Fisioterapeutas inscritos na Ordem!”