Um total de 4.376 pessoas foram assistidas nos recintos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorreu entre 1 e 6 de agosto. Os dados oficiais do INEM registaram ainda que, destas assistências, apenas 153 (3,5%) necessitaram de observação ou cuidados adicionais em ambiente hospitalar.
A assistência das equipas de saúde distribuídas pelos diferentes eventos da JMJ contou com vários fisioterapeutas, que reportaram diversas tipologias de intervenções, com maior incidência em ocorrências relacionadas com situações músculo-esqueléticas, como entorses.
A JMJ contou ainda com a presença de fisioterapeutas inscritos nas paróquias de acolhimento aos peregrinos e que prestaram igualmente o seu apoio neste contexto.
Os fisioterapeutas inscritos como voluntários de saúde na JMJ responderam ao repto lançado pela Ordem, juntando-se assim a vários outros que já estavam inscritos como voluntários centrais ou paroquiais.
A Ordem congratula-se com a participação e com o profissionalismo demonstrado pelos fisioterapeutas que participaram na JMJ 2023, contribuindo para elevar a importância da Fisioterapia no reforço das equipas de resposta em eventos de grandes dimensões, bem como em situações de catástrofes e/ou crises humanitárias.