Assinala-se a 28 de abril o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), aborda um tema relacionado com a segurança e saúde no trabalho, tendo sido escolhido para este ano o tema «impactos das mudanças climáticas na segurança e saúde no trabalho».
Com este tema a OIT pretende sensibilizar para os impactos das alterações climáticas no mundo do trabalho, especialmente na segurança e a saúde dos trabalhadores. Estas mudanças nos padrões climáticos incluem ocorrências cada vez mais frequentes de fenómenos climáticos extremos, que podem acentuar os impactos da exposição a riscos profissionais, tais como o stresse térmico, a radiação UV, a poluição do ar, acidentes industriais graves, aumento de doenças transmitidas por vetores e aumento da exposição a produtos químicos.
Papel dos Fisioterapeutas na promoção de uma cultura de segurança e saúde
Enquanto profissional de saúde, o fisioterapeuta tem um contributo importante no objetivo de promoção da cultura de segurança e saúde no mercado laboral, detendo conhecimentos clínicos avançados e competências para apoiar e obter trabalhadores e locais de trabalho saudáveis, estando inserido numa equipa multidisciplinar.
As competências diferenciadas devem ser centradas na relação entre saúde e trabalho, nomeadamente ao nível da prática clínica; educação e formação dos seus pares na área de intervenção assim como a liderança de equipas.
A sua intervenção, neste âmbito, pode incluir:
Avaliação e intervenção ao nível dos riscos organizacionais, integração dos trabalhadores no local de trabalho e promoção de hábitos saudáveis.
Veja ainda dois filmes da série “Napo” escolhidos pelo Grupo de Trabalho (GT) temático sobre Fisioterapia na Saúde Ocupacional e Ergonomiasobre sobre posições adequadas a adotar no local de trabalho.