Cerimónia Oficial da Tomada de Posse

Decorreu no passado dia 14 de dezembro de 2021 a cerimónia oficial da tomada de posse dos primeiros Órgãos Estatutários da Ordem dos Fisioterapeutas no Auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, em Lisboa.

Esta cerimónia contou com a presença de cerca de 100 convidados, entre os quais o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. António Lacerda Sales, o Presidente da ACSS, Dr. Vítor Herdeiro, o Presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP), o Eng.º Carlos Mineiro Aires, representantes dos Parceiros Sociais e Associações Profissionais e fisioterapeutas que muito honraram este momento histórico com sua presença.

A Presidente da Comissão Instaladora (CI) da Ordem dos Fisioterapeutas (Ordem), Isabel de Souza Guerra, abriu a sessão agradecendo e saudando todos os presentes, em especial à Srª Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, pela cedência do excelente auditório  para realização deste evento.
Agradeceu o trabalho realizado pela excelente equipa que a acompanhou enquanto comissão instaladora, em que foram lançadas bases sólidas e seguras para o futuro da organização, que se  deseja forte e inovadora e que represente condignamente a profissão e todos os fisioterapeutas.
Enquadrou todo trabalho desenvolvido pela CI, em particular os processos de inscrição e eleitoral, saudando os eleitos, dando em seguida posse aos 50 elementos Conselho Geral, na pessoa do Presidente da Mesa do Conselho Geral, Rui Jorge Dias Costa.

Maria da Conceição Bettencourt, vogal da CI da Ordem, anunciou compromisso de honra e assinatura do termo de aceitação do Conselho Jurisdicional, na pessoa da Presidente deste, Isabel de Souza Guerra, identificando os restantes 4 elementos que compõem o órgão.
De seguida a Presidente da CI da Ordem anunciou igualmente o compromisso de honra e e assinatura do termo de posse do Sr. Bastonário, António Manuel Fernandes Lopes, dando-lhe a palavra para o discurso de tomada de posse.


O primeiro Bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas proferiu algumas palavras, agradeceu a todos os que o acompanharam no seu percurso de vida, pessoal e profissional, em especial à sua família, deixando as linhas orientadoras da sua proposta de mandato.
Do seu discurso destacam-se alguns tópicos de referência para a defesa do cidadão, que procurará implementar, como a possibilidade de os fisioterapeutas poderem referenciar utentes para outros profissionais de saúde ou para “um fisioterapeuta mais qualificado sempre que a situação o justifique”, salientando mesmo que “temos já no nosso país muitos exemplos de boas práticas neste domínio que teremos que valorizar e difundir”.

António Manuel Fernandes Lopes defende que é preciso criar condições para que sejam os fisioterapeutas a definir a melhor forma de alocação dos recursos em função das necessidades dos utentes numa perspetiva integrada e de continuidade de cuidados, suportada na demonstração dos resultados da sua intervenção, sustentada em estudos de custo benefício e de avaliação dos níveis de satisfação por parte dos próprios cidadãos.

Salientou ainda que os fisioterapeutas são profissionais de eleição para resolver problemas do sistema do movimento e da funcionalidade e dessa forma também contribuírem para a redução dos custos em saúde e do impacto económico e social na doença. Para o bastonário, “é imperativo atuar preventivamente”.
A cerimónia encerrou com a presença e discurso do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. António Lacerda Sales, em representação da Drª Marta Temido, Ministra da Saúde.

No seu discurso destacou o contributo da Ordem para “a prestação dos cuidados de fisioterapia com qualidade, com segurança, com bons resultados prestados por profissionais certificados e competentes”. “A sua prioridade deve ser de facto a defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos e a salvaguarda do interesse público resistindo a tentações corporativas de sindicalização”. A nova Ordem reveste-se ainda de “maior relevo” se considerarmos que a fisioterapia é uma das profissões mais representadas na prestação dos cuidados de saúde, envolvendo mais de 14 mil profissionais em Portugal, salientou no seu discurso.

O Evento terminou com breve momento de confraternização acompanhado por um Cocktail de Honra.

Acompanhe o evento pela Galeria de fotos aqui

Poderá ainda ver ou rever o filme do evento aqui 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.