A Comissão Instaladora da Ordem dos Fisioterapeutas reúne com representantes das Instituições do Ensino Superior

A Comissão Instaladora (CI) da Ordem reuniu com a Direção do CCISP – Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e da APESP – Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado, estruturas representativas das Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas do setor público e do setor privado e cooperativo, respetivamente. As reuniões com o CCISP tiveram lugar em 30 de maio e 30 de julho e a reunião com a APESP ocorreu em 30 de junho.

Para além da apresentação de cumprimentos, em ambas as reuniões foram abordados assuntos de mútuo interesse, tendo sido focados em particular:

1 – A colaboração no sentido de facilitar os procedimentos de inscrição dos novos licenciados na Ordem;
2 – A promoção da qualidade do ensino da Fisioterapia, ao nível da licenciatura, tendo a CI da Ordem apresentado o referencial de convergência com os padrões internacionais;
3 – As perspetivas de desenvolvimento de especialidades no âmbito da profissão e a conjugação das ofertas no plano da formação pós-graduada e da obtenção de graus académicos mais elevados.

Em todas as reuniões se concluiu pela necessidade de uma cooperação estratégica e em complementaridade, embora reconhecendo a natureza distinta das organizações envolvidas.
Em complemento desta abordagem no plano das organizações representativas do setor do ensino, a CI tem vindo a manter um diálogo direto, formal,com as Direções das Instituições de Ensino Superior com formação inicial em Fisioterapia, e com os Diretores/Coordenadores dos respetivos cursos, que se tem provado profícua.

No contacto com as IES, a CI da Ordem tem sublinhado o respeito pela autonomia dos respetivos órgãos pedagógicos e científicos, e valorizado o papel das IES no plano do desenvolvimento profissional. Neste âmbito, será de salientar que o referencial de convergência para a formação inicial de Fisioterapeutas adotado pela CI da Ordem, é baseado numa proposta da iniciativa de um conjunto alargado de docentes.

A CI da Ordem também tem vindo a desenvolver contactos com a A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, aguardando a marcação de uma reunião para apresentação de cumprimentos ao novo Conselho de Administração daquela entidade.


Nota – Imagem da reunião OF / APESP: António Almeida Dias,  José João Mendes, José Manuel Silva e Miguel Copetto e, do lado da Comissão Instaladora, Isabel Souza Guerra, António Lopes e Nuno Cordeiro

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.