Campanha Eleitoral

1 – Inicio

A campanha eleitoral tem início no dia seguinte à publicitação das candidaturas aceites a sufrágio, ou seja, no dia 25 de outubro e termina às 24 horas de 13 de novembro (antevéspera do dia designado para as eleições).

2 – Utilização de Canais de Comunicação da Ordem dos Fisioterapeutas

2.1 – Correspondência Postal

Durante a Campanha Eleitoral, é permitido o envio de correspondência postal para os Fisioterapeutas eleitores, nos seguintes termos:

a) O envio de correspondência pode ser feito através de um fornecedor identificado pela lista candidata, desde que este fornecedor contratualize com a Ordem dos Fisioterapeutas a salvaguarda dos dados dos fisioterapeutas que venham a ser partilhados.

b) A disponibilização dos endereços postais dos membros, em formato eletrónico, deverá observar as necessárias garantias de confidencialidade e proteção de dados de todos os fisioterapeutas, sublinhando-se que servirá o fim exclusivo para que foi autorizada a cedência e obriga à assinatura de um termo de responsabilidade (Anexo 1 – Cedência de Contactos do Cadernos Eleitoral), por parte da entidade responsável pela produção e expedição do mailing de cada lista candidata;

c) A cedência dos endereços dos fisioterapeutas eleitores pode ocorrer do seguinte modo:
– Etiquetas impressas pela Ordem dos Fisioterapeutas;
– Cedências direta de ficheiro informático à gráfica produtora.

d) Cada lista candidata tem direito ao envio máximo de 2 mailings postais, independentemente do número de órgãos a que a mesma concorra, sendo que os custos de envio são suportados pela própria lista.

2.2 – Correspondência Eletrónica

Durante a Campanha Eleitoral, é permitido o envio de correspondência eletrónica para os Fisioterapeutas eleitores, nos seguintes termos:

a) Cada lista candidata tem direito ao envio de 3 e-mails, independentemente do número de órgãos a que a mesma concorra;

b) A mensagem a enviar deve ser feita em formato html e dirigida para o endereço eleicoes2021@ordemdosfisioterapeutas.pt, para que os serviços da Ordem possam reencaminhar a mesma para todos os eleitores.

2.3 – Website da Ordem dos Fisioterapeutas

Durante a Campanha Eleitoral, a pedido dos interessados, serão colocadas no website da Ordem dos Fisioterapeutas, na área Eleições / Listas Candidatas, hiperligações para as respetivas páginas.

2.4 – Mensagens SMS / MMS

Durante a Campanha Eleitoral, a Ordem dos Fisioterapeutas não disponibilizará a lista de contactos móveis dos fisioterapeutas eleitores que constem na sua base de dados, para envio de mensagens SMS / MMS.

3 – Utilização das Instalações da Ordem dos Fisioterapeutas

 A Ordem dos Fisioterapeutas, atendendo às necessárias restrições, no que a instalações físicas respeita, limitou-se ao longo do seu período de funcionamento a alugar um espaço, o qual não detém condições adequadas para a realização de reuniões de trabalho e ações de campanha das listas candidatas.

Sem prejuízo de tais delimitações, será, contudo, disponibilizado um espaço para esse efeito, no mesmo condomínio, de forma gratuita, nas seguintes condições:

a) Os representantes das listas candidatas deverão solicitar o acesso às instalações, indicando data e horário pretendido, com o mínimo de 48 horas de antecedência, através do e-mail eleicoes2021@ordemdosfisioterapeutas.pt;

b) Os serviços da Ordem dos Fisioterapeutas deverão responder aos pedidos efetuados para utilização das instalações no prazo de 24 horas seguintes;

c) Em caso de sobreposição de datas, e caso não se verifique acordo entre as listas, as instalações serão disponibilizadas à lista cujo pedido tiver dado entrada em primeiro lugar, devendo a outra lista sugerir data alternativa;

d) O horário disponível para utilização das instalações, é das 09:00h às 18:00 horas, de segunda-feira a sábado.

4 – Encargos Inerentes à Campanha Eleitoral

Por deliberação da Comissão Instaladora, usando os termos do Estatuto aprovado pela Lei n.º 122/2019, de 30 de setembro, e considerando serem as primeiras eleições para os Órgãos estatutários, de harmonia com o disposto no n.º 2 do artigo 18.º do Regulamento eleitoral, aprovado pelo Regulamento n.º 361/2021, de 15 de fevereiro, publicado no DRE, 2.ª, de 23 de abril, foi decidido não haver lugar a comparticipação nos encargos inerentes às campanhas eleitorais das listas que eventualmente se apresentem a eleições.

Pedro Maciel Barbosa

Fisioterapeuta-especialista na Unidade Local de Saúde de Matosinhos Sub-coordenador para os Cuidados de Saúde Primário, Unidade Local de Saúde de Matosinhos Professor Adjunto-Convidado na Escola Superior de Saúde do Porto Membro do Conselho de Administração da Fundação para a Saúde – SNS Membro do Conselho Geral da Ordem dos Fisioterapeutas

Carlos Areia

Carlos Areia é fisioterapeuta desde 2013, e trabalhou em vários hospitais, clínicas e clubes tanto em Portugal como no Reino Unido. Iniciou a sua carreira académica na Universidade de Oxford em 2016, onde liderou um ensaio clínico a comparar Fisioterapia VS cirurgia em lesões do cruzado anterior em 32 hospitais de Inglaterra. Em 2018 mudou-se para o departamento de neurociências, onde desenvolveu os seus próprios estudos em monitorização remota de sinais vitais, que foram implementados durante a pandemia. Aqui descobriu a sua paixão pelos dados, e em 2022, juntou-se à Digital Science como Data Scientist. Concluiu o seu PhD no início deste ano, e junta mais de 60 publicações em revistas como a The Lancet, BMJ, Cochrane, entre outras. É também palestrante honorário na Oxford Brookes University e consultor em investigação clínica.

Eduardo José Brazete Carvalho Cruz

Doutorado em Fisioterapia, pela Universidade de Brighton, UK. Pós-Doutoramento na especialidade de Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Coordenador do Gabinete de Estudos e Planeamento da Ordem dos Fisioterapeutas. Professor Coordenador do Departamento de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS). Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESS-IPS. Coordenador do Departamento de Fisioterapia da ESS-IPS. Investigador Integrado do Comprehensive Health Research Centre (CHRC) (parceria FCM-UNL, Escola Nacional de Saúde Publica, Universidade de Évora, Lisbon Institute of Global Mental Health e Hospital do Santo Espírito, Ilha Terceira, Açores).

Sara Souto Miranda

Sara Souto Miranda é licenciada e mestre em fisioterapia pela Universidade de Aveiro, e detentora de pós-graduação em fisioterapia respiratória do adulto certificada pela mesma instituição. Completou em 2023 o seu doutoramento duplo em Ciências da Reabilitação/Saúde, Medicina e Ciências da Vida pelas Universidades de Aveiro e Maastricht (Países Baixos) e encontra-se atualmente a exercer funções como assessora técnico-científica do Gabinete de Estudos e Planeamento (GEP) da Ordem dos Fisioterapeutas, e como professora convidada do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia. Enquanto membro do Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória da Universidade de Aveiro (Lab3R), exerceu atividade de investigação aplicada onde avaliou e tratou doentes com patologia respiratória, tendo participado em 6 projetos de investigação. Ao longo do seu percurso publicou 19 artigos científicos em revistas internacionais revistas pelos pares com fator de impacto, 1 capítulo de livro, e mais de 50 resumos em atas de conferências. Foi voluntária de investigação no centro de reabilitação Ciro (Center for expertise in chronic organ failure) nos Países Baixos, e é atualmente membro da Guideline Methodology Network da European Respiratory Society. Foi distinguida pela European Lung Foundation e European Respiratory Society por desenvolver investigação centrada no doente, pela Direção Geral de Ensino Superior com uma bolsa de mérito relativa ao seu mestrado, e pelo centro Ciro com uma bolsa destinada ao apoio à investigação no estrangeiro.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.