No dia 30 de setembro celebraremos o 4º aniversário da Ordem dos Fisioterapeutas, como o Dia da Ordem. Quatro anos se passaram desde a publicação do Estatuto da Ordem em diário da república.
Estes têm sido anos de árduo trabalho e atividade constante, em prol da Fisioterapia e dos Fisioterapeutas.
Chegou agora a altura de partilhar alguns resultados deste trabalho, com os nossos membros, com os nossos parceiros, com os nossos convidados, e com os cidadãos que a nós se queiram juntar.
Este evento realizar-se-á no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, de acordo com o programa definido onde discutiremos os Desafios da Profissão, de acordo com definido no programa que se anexa.
9h00 – 9h30 Receção e credenciação
9h45 Sessão de Abertura
Intervenções:
– Presidente da Mesa do Conselho Geral – Rui Costa
– Presidente do Conselho Jurisdicional – Isabel Souza Guerra
– Bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas – António Lopes
Encerramento da Sessão de Abertura – Secretário de Estado da Saúde – Ricardo Mestre
10h30 Aplicação da Ciência de Fisioterapia: Sou Fisioterapeuta? – Bastonário António Lopes
11h00 Coffee Break
11h20 Homenagem a personalidades que se destacaram no ensino da Fisioterapia enquanto disciplina científica autónoma
12h15 Homenagem a personalidades que promoveram a iniciativa de criação da Ordem
12h30 Acolhimento aos Novos Fisioterapeutas
13h00 Almoço
14h30 Mesa Redonda Fisioterapia – Uma profissão que acrescenta valor em Saúde!
Intervenções:
“Gabinete de Estudos e Planeamento da Ordem dos Fisioterapeutas” – Eduardo B.Cruz
“Prática centrada na pessoa” – Pedro Maciel Barbosa
“Avaliação da experiência e dos resultados obtidos” – Sara Souto Miranda
“Evolução da investigação nacional em Fisioterapia. Uma análise bibliométrica do desenvolvimento de evidência, impacto e colaboração clínico académica nas últimas décadas” – Carlos Areia
15h40 Debate
16h30 Encerramento – 1º Vice-presidente da Direção – Nuno Cordeiro
É obrigatório inscrever-se no evento.
Agradecemos o preenchimento do formulário, indicando se pretende estar presente no Centro Cultural de Belém, em Lisboa (vagas limitadas) ou se irá acompanhar via streaming.
Receberá uma mensagem a confirmar a sua participação no evento após a inscrição.
Obrigado!
Alguma questão que subsista contacte-nos pelo email:
secretariado@ordemdosfisioterapeutas.pt
Este evento realizar-se-á no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, veja aqui a melhor opção de como chegar.
LEAP Center – Espaço Amoreiras
Rua D. João V, n° 24 – 1.03
1250-091 Lisboa
geral@ordemdosfisioterapeutas.pt
210 415 932 (Chamada para a rede fixa nacional)
Horário de atendimento ao público: dias úteis, das 9:00 às 18:00
Carlos Areia é fisioterapeuta desde 2013, e trabalhou em vários hospitais, clínicas e clubes tanto em Portugal como no Reino Unido. Iniciou a sua carreira académica na Universidade de Oxford em 2016, onde liderou um ensaio clínico a comparar Fisioterapia VS cirurgia em lesões do cruzado anterior em 32 hospitais de Inglaterra. Em 2018 mudou-se para o departamento de neurociências, onde desenvolveu os seus próprios estudos em monitorização remota de sinais vitais, que foram implementados durante a pandemia. Aqui descobriu a sua paixão pelos dados, e em 2022, juntou-se à Digital Science como Data Scientist. Concluiu o seu PhD no início deste ano, e junta mais de 60 publicações em revistas como a The Lancet, BMJ, Cochrane, entre outras. É também palestrante honorário na Oxford Brookes University e consultor em investigação clínica.
Doutorado em Fisioterapia, pela Universidade de Brighton, UK. Pós-Doutoramento na especialidade de Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Coordenador do Gabinete de Estudos e Planeamento da Ordem dos Fisioterapeutas. Professor Coordenador do Departamento de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS). Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESS-IPS. Coordenador do Departamento de Fisioterapia da ESS-IPS. Investigador Integrado do Comprehensive Health Research Centre (CHRC) (parceria FCM-UNL, Escola Nacional de Saúde Publica, Universidade de Évora, Lisbon Institute of Global Mental Health e Hospital do Santo Espírito, Ilha Terceira, Açores).
Sara Souto Miranda é licenciada e mestre em fisioterapia pela Universidade de Aveiro, e detentora de pós-graduação em fisioterapia respiratória do adulto certificada pela mesma instituição. Completou em 2023 o seu doutoramento duplo em Ciências da Reabilitação/Saúde, Medicina e Ciências da Vida pelas Universidades de Aveiro e Maastricht (Países Baixos) e encontra-se atualmente a exercer funções como assessora técnico-científica do Gabinete de Estudos e Planeamento (GEP) da Ordem dos Fisioterapeutas, e como professora convidada do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia. Enquanto membro do Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória da Universidade de Aveiro (Lab3R), exerceu atividade de investigação aplicada onde avaliou e tratou doentes com patologia respiratória, tendo participado em 6 projetos de investigação. Ao longo do seu percurso publicou 19 artigos científicos em revistas internacionais revistas pelos pares com fator de impacto, 1 capítulo de livro, e mais de 50 resumos em atas de conferências. Foi voluntária de investigação no centro de reabilitação Ciro (Center for expertise in chronic organ failure) nos Países Baixos, e é atualmente membro da Guideline Methodology Network da European Respiratory Society. Foi distinguida pela European Lung Foundation e European Respiratory Society por desenvolver investigação centrada no doente, pela Direção Geral de Ensino Superior com uma bolsa de mérito relativa ao seu mestrado, e pelo centro Ciro com uma bolsa destinada ao apoio à investigação no estrangeiro.