Prorrogação do mandato da Comissão Instaladora

Prorrogação do mandato da comissão instaladora

O processo de instalação da Ordem dos Fisioterapeutas é composto por diversas fases de elevada complexidade. A situação epidemiológica em Portugal causada pelo vírus SARS -CoV -2 e pela doença COVID -19 , bem como o tempo necessário para a criação de condições materiais para a efetiva instalação e todos os processos que a constituem,  tem provocado dificuldades adicionais ao normal desenvolvimento do processo de instalação.

Nessa medida, não tendo ainda sido reunidas as condições para a inscrição dos Fisioterapeutas e eleição dos primeiros Órgãos Sociais da Ordem dos Fisioterapeutas, o Excelentíssimo Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde , António Lacerda Sales, procedeu à prorrogação do mandato da Comissão Instaladora no passado dia 9 de Abril de 2021, publicado no Despacho nº 3657/2021.

A prorrogação do mandato tem efeitos a partir de 11 de Dezembro de 2020, até à efetiva instalação da Ordem dos Fisioterapeutas, tendo sido ainda marcada a data das eleições para os Órgãos Sociais.

Despacho n.º 3657/2021

A Comissão Instaladora foi recebida em Belém

A comissão instaladora foi recebida em Belém

A Comissão Instaladora da Ordem dos Fisioterapeutas, na pessoa da fisioterapeuta Isabel Souza Guerra e do fisioterapeuta António Lopes, foi recebida por sua Excelência, o Presidente da República, professor Marcelo Rebelo de Sousa. Durante a audiência foi abordado o desenvolvimento do processo de instalação da ordem, nomeadamente as várias iniciativas desenvolvidas pela Comissão Instaladora. O Presidente da República destacou a importância da existência de uma ordem profissional dos fisioterapeutas, enquanto garantia de qualidade da prática junto dos profissionais e utentes da fisioterapia.

Em breve poderá fazer a sua inscrição na ordem, um processo 100% online

A Comissão Instaladora da Ordem dos Fisioterapeutas assumiu o compromisso da desmaterialização em todos os seus processos administrativos. Neste sentido, estabeleceu um protocolo com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) para disponibilização da autenticação através da chave móvel digital.

Apresentamos hoje o primeiro passo do processo de desmaterialização e modernização. O processo de inscrição será realizado 100% online, permitindo que a inscrição dos Fisioterapeutas na Ordem seja mais simples e rápida.

Inscrição na Ordem dos Fisioterapeutas

Nos termos do n.°1 do artigo 62.° do Estatuto da Ordem dos Fisioterapeutas, anexo à Lei n° 122/2019, de 30 de Setembro “A atribuição do título profissional, o seu uso e exercício da profissão de fisioterapeuta, em qualquer setor de atividade, individualmente ou em sociedade profissional, dependem da inscrição na Ordem como membro efetivo (…)”.

Mais novidades em breve, aqui e no nosso Facebook.

Cooperação com Ordem dos Médicos Dentistas

A Comissão instaladora da Ordem dos Fisioterapeutas reuniu recentemente com a Ordem dos Médicos Dentistas. Nessa reunião foram abordados vários temas e foram discutidas as bases para futuros protocolos de cooperação entre as duas ordens.

Presença Comissão Instaladora no Encontro Nacional de Estudantes de Fisioterapia (ENEFt)

eneft

A Presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Fisioterapeutas, a Fisioterapeuta Isabel de Souza Guerra, marcou presença no passado fim de semana no Encontro Nacional de Estudantes de Fisioterapia (ENEFt).

Isabel de Souza Guerra esteve na mesa de abertura deste evento e também participou como palestrante no Fisiomeeting, com o tema “Atualiza-te com a Ordem”, que contou com cerca de 300 participantes.

A Comissão Instaladora parabeniza a Comissão Organizadora do ENEFt e toda a estrutura do Grupo de Interesse – Movimento Jovem na Fisioterapia (GIMJF) pela organização do evento em plena pandemia, enaltecendo a dedicação e dinamismo da direção do GIMJF para a melhoria da representatividade dos estudantes de

Fisioterapia e jovens Fisioterapeutas em Portugal.

Plano de vacinação – COVID 19

Covid 19 Plano de Vacinação

Desde o início da campanha de vacinação, a Comissão Instaladora da Ordem dos Fisioterapeutas (CI-OF) tem sensibilizado para o direito dos Fisioterapeutas serem vacinados na 1ª fase do plano de vacinação, como profissionais de saúde que apresentam elevado risco de contrair a doença e disseminá-la, independentemente do contexto/sector em que trabalham.

A CI-OF tem apelado a que os Fisioterapeutas se inscrevam na plataforma oficial e tem apelado aos responsáveis dos estabelecimentos que promovam, direta e/ou indiretamente, a inscrição no respetivo programa de vacinação. No entanto, temos conhecimento que a vacinação dos Fisioterapeutas dos que desenvolvem a sua atividade em contexto privado tem sido demorada.

Neste sentido, a Comissão Instaladora da Ordem dos Fisioterapeutas, sem prejuízo de ainda não ser detentora do acervo dos Fisioterapeutas em exercício de funções em Portugal, atendendo que ainda é pertença da ACSS, solicitou à Task-Force os seus melhores ofícios no sentido de ser concretizado o plano de vacinação de todos os Fisioterapeutas na primeira fase de vacinação.

Por último, a CI OF demonstra disponibilidade para ser um elemento facilitador em todo o processo de vacinação dos Fisioterapeutas Portugueses, não tendo sido, contudo, até ao momento, contactada para o efeito.

Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.